Por que PVC?

Sobre o PVC

EBL do Brasil empresa especializada em janelas de PVC e portas de PVC.

PVC é a sigla do polímero cloreto de polivinila.
O composto de PVC possui, além da resina pura, aditivos que conferem propriedades específicas de acordo com a aplicação a que se destina.

No caso dos perfis para esquadrias, seu processo de fabricação é por extrusão:
A resina é fundida, aditivada com compostos específicos, e submetida a uma máquina (extrusora) que empurra o bloco fundido adiante, sob pressão, conferindo assim a densidade e o formato requerido.

O perfil é posteriormente resfriado e endurecido de acordo com o especificado.
Os aditivos presentes no perfil utilizado pela EBL são:

Dióxido de Titânio

Atua como branqueador e protetor às radiações UV, uma vez que possui cerca de 80-85% de poder refletivo da luz. Em geral utilizam-se 3,5% de TiOpara localidades de baixa insolação como é o caso da Europa.

Para países como o Brasil são necessários 6%, entretanto por segurança, a formulação hoje utilizada pela EBL contém bem mais que o recomendado desse composto.
Há perfis de baixa qualidade exportados para o Brasil, portanto de baixo preço, contendo teor de TiO2 abaixo do recomendado. Os problemas podem não aparecem imediatamente ou no primeiro ano de uso, mas a partir do segundo ou terceiro ano de exposição ao sol, já começam a gerar transtornos.

Carbonato de Cálcio

Usado em quantidades inferiores a 5% tem como função melhorar a resistência  do perfil à abrasão.  

Há perfis no mercado que utilizam grandes quantidades desse material como carga a fim de baratear o produto. Embora não perceptível ao cliente em um primeiro momento, além de tornar o produto opaco e rugoso, com o tempo pode causar amarelamento e torná-lo quebradiço.

Estabilizantes térmicos de extrusão

Já que o PVC é uma resina que pode queimar e formar pontos pretos no perfil, usam-se estabilizantes para maior prevenção. Os perfis utilizados pela EBL, contêm os mais modernos compostos à base de Cálcio e Zinco, que não impactam negativamente no ambiente, como é o caso do chumbo.

Perfis Laminados e Pintados

São chamados de laminados, os respectivos perfis coloridos de fábrica normalmente extrudados e posteriormente laminados. Nesta categoria encontram-se os amadeirados, o perfil em tons de prata e o preto.

O perfil base é extrudado em uma cor marrom escura (para os amadeirados e o preto) ou em branco para os perfis prata. Posteriormente, estes recebem uma laminação (colagem e alta pressão) de um filme de altíssima qualidade contendo acrílico – que garante, pelo fabricante do filme, a proteção por 5 anos para países tropicais.

Uma das grandes vantagens do perfil de PVC é sua inércia aos efeitos da maresia, evitando problemas de oxidação ou degradação.

Por essa razão, o PVC é atualmente o melhor material em relação à resistência, durabilidade e baixa manutenção.

Os perfis podem também ser pintados, desde que de forma profissional e com uso de tinta especial para PVC, de alta aderência. A EBL utiliza as melhores tintas do mercado, e possui uma gama de mais de 180 cores.

Sobre a limpeza dos perfis de Janelas e Portas em PVC

A forma mais simples de limpar os perfis é utilizando detergente neutro ou saponáceo líquido, com auxílio de um pano ou esponja. A sujeira do dia-a-dia sai facilmente com esses dois produtos.

Podem ser utilizados quaisquer produtos de limpeza, incluindo álcool e removedor, com apenas duas únicas exceções: o Thinner, que provoca fosqueamento no perfil, e a acetona, que dissolve o material.

Para limpezas mais pesadas, uma dica é utilizar massa de polir número 2 (marca Pérola) que funciona muito bem.

Resistência ao vento

Há normas de resistência a serem atendidas por janelas expostas ao vento.
A resistência depende da relação da altura e espessura da base da folha da janela. Basicamente, a resistência é proporcional ao produto entre a altura e o cubo da espessura da base. Quanto maior a espessura ou produto, mais resistente é o perfil à envergadura pela incidência do vento.

Resistência da janela é proporcional a h x b3

Perfis de alumínio têm diferentes espessuras de base, variando entre 16, 18, 20, 26 e 32 mm.  As folhas dos perfis utilizados pela EBL possuem 38 mm e 48 mm, dependendo do modelo da janela.

Produção de
esquadrias em PVC

Janelas e portas em PVC são produzidas a partir de perfis. Empresas especializadas em sistemas de janelas fazem o design e extrudam os diferentes tipos de perfis adquiridos pelos fabricantes de esquadrias (responsáveis por montar portas e janelas sob medida). Assim também adicionam outros componentes – como estrutura de reforço interno em aço, ferragens diversas como cremonas, maçanetas e fechaduras, borrachas de vedação, escovas e os vidros, além de possíveis acessórios.  

As janelas e portas são providas ainda de canais de desague de água proveniente de limpeza ou de chuva.

Características dos
materiais utilizados em
esquadrias em PVC

O PVC é um isolante natural não condutor de frio e calor. Não propaga chamas porque é auto extinguível, e é também um isolante acústico. Não se deforma, não necessita de contramarco, não apodrece, não descasca ou oxida.

As uniões dos perfis são termo fundidas, além de não possuir encaixes ou junções com rebites, o que permite excelente proteção contra infiltrações.

As vedações são feitas com borrachas de EPDM herméticas em todo o perímetro, proporcionando maior isolamento termoacústico entre  ambientes e economia de energia de aquecimento ou resfriamento. 

Utilizam-se reforços de aço galvanizado em seu interior para aumento de resistência do conjunto.