A importância do vidro

Vidros

 

Depois do perfil,  a escolha do vidro é a mais importante para se obter o benefício desejado, seja de segurança, isolamento termoacústico ou estética.

Há diversos tipos e espessuras de vidros, conforme veremos a seguir.

De acordo com a escolha do vidro, há um impacto maior ou menor no valor do orçamento, em média de 25%, portanto saber escolher o vidro é fundamental para os benefícios e o valor total da obra. 

A EBL trabalha com todos os tipos de vidro disponíveis no mercado, com espessuras que variam de 3 a 28 mm, dependendo do produto e instalação. É nosso papel indicar a melhor solução para seu estabelecimento e oferecer opções adicionais.

 

Vidro comum

O vidro comum, também conhecido como float, é o vidro base para o beneficiamento de vários tipos, como o laminado, o temperado e o insulado, entre outros. Esses três são os mais usados na montagem de janelas e portas em PVC.

Além dos tradicionais, há vidros jateados, espelhados, com controle solar, decorados e até mesmo auto-limpantes.

 

Fabricação do vidro comum

O vidro é fabricado através da sílica, ou areia, aditivada com alguns metais e fundida a 1600ºC, transformando-se em uma massa viscosa que é despejada em um reservatório de estanho líquido, mais denso e imiscível, de forma que o vidro flutue e se torne uma placa perfeitamente lisa. Devido a seu processo de fabricação que o vidro comum passou a ser chamado de vidro float. O vidro é gradativamente então resfriado, tornando-se claro como um cristal, sendo posteriormente cortado, lapidado, perfurado, temperado ou laminado.

A EBL utiliza vidros cortados, laminados ou temperados de fornecedores comprometidos com a qualidade de uma instalação sofisticada como é a de PVC. Oferece também vidros especiais decorados, jateados e refletivos, como é o caso da linha Habitat.

 

Vidros laminados

São feitos a partir de duas lâminas de vidro comum justapostas e intercaladas com um filme polimérico de PVB (polivinil butiral), submetidos ao calor e pressão de forma a se aderirem perfeitamente. Os benefícios dos vidros laminados estão descritos a seguir:

  • Segurança pela redução do risco de acidentes em caso de quebra, já que os fragmentos de vidro ficam presos ao PVB, bem como de acesso indevido de pessoas.
  • O multilaminado oferece segurança patrimonial adicional (antivandalismo), em diversas espessuras, dependendo do nível de segurança desejado
  • Maior isolamento acústico em relação ao vidro comum, podendo ser maximizado com o uso do PVB acústico o que amortece adicionalmente as vibrações sonoras do vidro.
  • Bloqueio de até 99% da radiação ultravioleta, maior responsável pelo envelhecimento de móveis, cortinas, piso, carpete e tapetes.
  • Grande variedade de cores, dependendo da combinação entre os tipos de vidros e as cores da película de PVB.
  • No caso dos vidros laminados refletivos, linha Habitat, preservação da intimidade sem necessidade de cortinas durante o dia, devido à reflexão da luz e efeito espelhado do lado de fora.

 

Vidro Temperado

O vidro temperado passa por um processo de alto aquecimento seguido de rápido resfriamento chamado têmpera, o que lhe confere maior resistência mecânica.

A EBL utiliza vidros temperados que atendem à norma ABNT NBR 14698 e são submetidos a testes que garantem sua qualidade.

Os principais benefícios do vidro temperado são:

  • Resistência cinco vezes maior que um vidro comum de mesma espessura
  • Maior segurança que um vidro comum, pois, em caso de quebra, toda a peça se fragmenta em pequenos pedaços com um mínimo de arestas, ou seja, não se formam lâminas pontiagudas.
  • É mais resistente a variações de temperatura que um vidro comum.

 

Vidro Insulado

O vidro insulado, também chamado de vidro duplo, é obtido por meio da inclusão de uma câmara de ar entre duas ou mais lâminas de vidro e dupla selagem para se tornar hermeticamente vedado. Essa câmara de ar entre vidros confere o melhor isolamento térmico e acústico.

A EBL utiliza apenas vidros insulados em conformidade com a norma técnica ABNT NBR 16015.

Benefícios dos vidros insulados

  • Proporciona o melhor isolamento térmico  em locais com grandes variações de temperatura, tanto de frio como de calor
  • A câmara de ar garante a menor reverberação do som, conferindo ao produto a característica de isolamento acústico, que pode ser potencializada com a injeção de gás argônio na câmara e/ou a aplicação com vidros laminados.
  • Pode ser combinado com diversos tipos de vidro, como o laminado, temperado, de controle solar, entre outros.
Vidros Jumbo


Vidros de grandes dimensões, que chegam aos tamanhos de até 3.210 x 6.000 mm, são uma tendência cada vez mais presente em obras de diferentes naturezas. A EBL produz esquadrias utilizando vidros de grandes dimensões, nos seus mais variados tipos e cores.